segunda-feira, 4 de maio de 2009

Setor da construção civil quer mudanças no Plano Diretor

(Por Aline Nogueira)

O Plano Diretor Estratégico (PDE) de Araxá tem gerado muita discussão entre pessoas interessadas em construir na cidade. Criado em 2002, com previsão de revisão em 2010, o Plano Diretor é um conjunto de normas disciplinadoras criadas pela própria comunidade que norteia, por exemplo, para onde a cidade pode ou não crescer. Porém, as diversas reclamações que o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) tem recebido podem adiantar sua revisão.
O superintendente do IPDSA, Carlos Alberto Delfino Pereira, explica que as principais reclamações têm sido em relação à não verticalização da cidade, estabelecida no Plano Diretor. “Nós temos também o caso de pessoas quem têm o projeto de construção aprovado aqui e depois ela resolve ampliar ou fazer em desacordo com o projeto. Isso também gera multas”, informa.
Carlos Delfino que é engenheiro civil assume pela primeira vez um cargo na administração pública. “O que eu percebo é que o governo federal está se organizando. O governo estadual também está se organizando, então falta o último elo, os governos municipais se organizarem. Tudo hoje que você vai tentar conseguir recurso com o governo federal, ele vai exigir o mínimo de organização, porque senão o dinheiro vai embora e ele não é bem administrado. O Plano Diretor é uma exigência, já que todas as cidades com mais de vinte mil habitantes devem ter.”

Um comentário:

  1. Estou me mudando para Araxá e uma das coisas que mais gosto na cidade é sua característica de cidade de interior, a legalização da verticalização da cidade certamente a descaracterizará. Acho que o povo deve dizer não a especulação imobiliária. O plano diretor entre outras coisas deve respeitar a vocação da cidade.

    ResponderExcluir